Era Digital

AMPLIAR HORIZONTES

Com os avanços tecnológicos das últimas décadas chegamos num mundo globalizado. As informações atravessam continentes como um piscar de olhos. Os diversos “mundos” de nosso planeta, estão cada vez mais próximos.

Se por um lado essa aproximação de culturas e mercados tem causado alguns “transtornos”, por outro tem surgido à possibilidade de estranhar alguns padrões que naturalizamos ao longo da história. Esse estranhamento se torna mais evidente quando traçamos um paralelo entre o oriente e o ocidente. Tudo que vem do extremo oriente gera curiosidade, por ser estranho aos nossos costumes. Contudo, gradativamente percebemos a introdução, em nosso cotidiano, de conceitos antes inexistentes: a utilização de símbolos e ideogramas orientais; o interesse crescente pelas artes marciais; a aplicação na arquitetura de princípios como os do Feng Shui; na saúde a Dietética Chinesa, Acupuntura, Yoga…

            Segundo Analyce dos Santos, “A necessidade da busca de alternativas em uma sociedade de modelos tão diferentes dos nossos evidencia, de certo modo, a falência dos nossos próprios recursos para lidar com algumas questões e o desejo de ir além do nosso conhecimento que muitas vezes se mostra insuficiente. Demonstra também a tentativa de um resgate, um retorno à essência que se perdeu, a busca de uma conexão com uma sabedoria humana mais integrada com seu meio-ambiente, que a China ainda traz até o presente, apesar dos muitos anos de história e evolução.”

Quando tomamos contato com uma realidade diferente daquela que estamos habituados descortina-se a possibilidade de questionar valores, ampliar horizontes e, com isso, aumentar a probabilidade de apreender um novo modo de se ver, ser e estar no mundo. O que é muito bom, pois somos seres de possibilidades e potencialidades, empobrecemos ao nos fechar para o novo.

Que seja bem vinda à Era Digital e/ou Era da Informação. Usufruir de seus benefícios pode ser um salto para aquisição de conhecimento, basta usá-la a nosso favor.

Abç

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: