Psicoterapia

SOBRE A PSICOTERAPIA

Carl Gustav Jung (1875-1961)

 

 “A psicoterapia transcende as suas origens médicas e deixou de ser um simples método de tratamento de doentes. Atualmente, trata os que tem saúde, ou os que tem um direito moral à saúde, ou os que tem um direito moral à saúde psíquica e cuja a doença é, quando muito, o sofrimento que nos atormenta a todos.”

“O principal objetivo da terapia psicológica não é transportar o paciente para um impossível estado de felicidade, mas sim ajudá-lo a adquirir firmeza e paciência diante do sofrimento. A vida acontece num equilíbrio entre a alegria e a dor.”

“A terapia tem por objetivo reforçar a consciência.”

 “Uma terapia psicológica é uma espécie de processo dialético, um diálogo. A dialética estava na origem da arte da discussão entre os antigos filósofos, mas logo passou a designar o processo de novas sínteses.”

“Quanto mais predomina a razão crítica, mais a vida empobrece; mas quanto mais aptos formos a tornar consciente o que é inconsciente e o que é mito, maior parcela de vida integraremos. Superestimar a razão tem algo em comum com o poder absoluto do Estado: sob sua dominação o indivíduo perece.”

“O homem… não pode responder totalmente e de modo ideal às exigências da necessidade externa senão quando está em sintonia consigo. Inversamente, não pode adaptar-se à sua realidade interna, a não ser que esteja adaptado, também às condições do ambiente.”

“Tem-se uma neurose por ignorar as leis fundamentais do corpo vivo, e ter-se afastado delas.”

“Trabalhos simples tornam o homem simples, e é muito difícil ser simples.”

“Pensamos talvez que haja uma caminho seguro. Ora, esse seria o caminho dos mortos. Então nada mais acontece e em caso algum acontece o que é exato. Quem segue o caminho seguro está tão bem como quem está morto.”

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: