Psico Auriculoterapia

PSICO AURICULOATERAPIA

 

As orelhas não são somente os órgãos responsáveis pelo sentido da audição, nem servem apenas para exibir enfeites. As orelhas constituem a porta de entrada para o tratamento de determinadas doenças. O nome dessa prática é Auriculoterapia, uma das técnicas da Medicina Tradicional Chinesa (MTC), terapêutica milenar que estimula a produção de substâncias químicas no organismo com efeito analgésico e/ou antiinflamatório, aliviando a dor e outros sintomas, assim como promovendo o equilíbrio do organismo como um todo.

O corpo humano apresenta diversos microssistemas – nas mãos, pés e orelhas -, sendo cada qual constituído por pontos que representam uma série de órgãos e funções do organismo. Dentro dos microssistemas, a técnica da Auriculoterapia é na atualidade uma das mais populares, tanto dentro como fora da China. É um método que conseguiu impor-se pelos resultados obtidos e por ser pouco invasivo (no caso do uso de sementes e de pequenas esferas), o que faz com que seja bem aceito pelos pacientes.

Os pontos auriculares são zonas específicas distribuídas na superfície auricular (orelha), que refletem fielmente a atividade funcional de todo nosso corpo. O pavilhão auricular está estreitamente relacionado com um grande número de canais que se comunicam expressando a atividade funcional de todo o organismo. Devido a esta abrangência da Auriculoterapia pode ser utilizada como auxiliar nos tratamentos de:

 

·         Sistema Digestivo: Gastrite, Úlcera Péptica Gastroduenal, Constipação, Diarréias, Náuseas e Vômitos, Hepatite…

·         Sistema Respiratório: Bronquite, Asma Bronquial…

·         Sistema Cardiovascular: Hipertensão Arterial, Hipotensão, Arritmias Cardíacas…

·         Sistema Nervoso: Neurastenia (mau humor com irritabilidade fácil), Cefaléia, Hipertiroidismo, Paralisia Facial…

·         Ortopedia e Traumatologia: Entorse e Contusão, Torcicolo, Ciatalgia, Artrite Reumatóide, Lombalgia, Cervicalgia…

·         Cirurgia: Tromboflebite, Hemorróidas, Prolapso Retal, …

·         Urologia: Prostatite, Cistite, Impotência, Enurese, Retenção Urinária,…

·         Enfermidades dos Cinco Órgãos dos Sentidos: Vertigem por transtorno do Ouvido Interno, Tinido, Amigdalite, Rinite Crônica, Terçol,…

·         Ginecologia, Menstruações Irregulares, Dismenorréia, Amenorréia, Prolapso Uterino,…

·         Dermatologia: Urticária, Herpes Zoster, Acne, Psoríase, Dermatite, Vitiligo, Psoríase…

·         Fatores Emocionais: Depressão, Irritabilidade, Ansiedade, Angústia, Hiperatividade Mental, Oscilação de Humor, Fobias…

 

Para Hong Jin Pai, médico da equipe de Acupuntura do Centro de Dor do Hospital das Clínicas/ FMUSP e membro da Sociedade Médica Brasileira de Acupuntura de São Paulo (SMBA), a Auriculoterapia não é uma técnica indicada para diagnosticar doenças, mas para tratar de aspectos psicológicos do paciente, como ansiedade e angústia. Comenta que “Além de exercer forte efeito analgésico, é uma técnica indicada para tratar, por exemplo, pessoas acima do peso. Ansiedade e Depressão são fatores que influem no comportamento das pessoas quanto à alimentação. A Auriculoterapia melhora o lado psicossomático, ajudando a seguir a dieta e o tratamento para perder peso de forma correta”, explica Hong. Se, por um lado, a Auriculoterapia trata sintomas referentes à psicossomática, não reverte doenças evoluídas com alterações orgânicas, como o câncer, contudo auxilia para amenizar os sintomas e melhorar a qualidade de vida.

 

A Psico Auriculoterapia alia os conceitos e práticas da Auriculoterapia aos conceitos e práticas da Psicoterapia no tratamento de doenças de cunho psicossomático. Doenças psicossomáticas são manifestações físicas cujas causas estão ligadas a fatores emocionais que geram desequilíbrios psicológicos e através de um processo acumulativo, originam sintomas e/ou doenças físicas. De acordo com Ballone (2001) as emoções experimentadas, mas não devidamente simbolizadas poderão levar a uma situação de lesão fisiológica ou transtornos de ordem psicossomática e ainda de ordem psicofisiológicas, como por exemplo: Transtornos cardiovasculares, cefaléias, asmas, síndrome pré-menstrual, doenças dermatológicas, transtornos sexuais, transtornos digestivos e de alimentação, debilidade dos sistemas imunológicos e tantos outros distúrbios.

 

Benefícios de associar a Psicoterapia a Auriculoterapia

·         Alívio dos sintomas através da aplicação da auriculoterapia;

·         Desbloqueio e ativação de canais energéticos que auxiliem na mudança de comportamento desejado;

·         Com a Psicoterapia, conscientização do paciente sobre as causas que estão provocando o sintoma físico, favorecendo a eliminação do mesmo através da mudança de atitude no modo como vive,;

·         Proporciona maior equilíbrio físico e mental geradores de saúde e qualidade de vida. 

 

 Abç

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: