Depressão e Ansiedade segundo a MTC

DEPRESSÃO SEGUNDO A MTC

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a depressão é definida como uma experiência subjetiva de se sentir abatido, negativo, miserável, melancólico, de “baixo astral” e incapaz de enfrentar a vida. Normalmente está associada com Deficiência, nos casos que não existe energia suficiente para sentimentos positivos, ou com Estagnação, nesse caso existe energia, mas o fluxo de energia e das emoções está bloqueado. Em alguns casos pode estar associado com Excesso, na depressão maníaca, ou com a Irregularidade, como no caso das depressões acompanhadas de ansiedade.

Os fundamentos da MTC estão assentados na Teoria dos Cindo Elementos (Fogo, Terra, Metal, Água e Madeira). Nas síndromes de depressão simples, temos alguns padrões de pensamentos e atitudes recorrentes:

 

FOGO – CORAÇÃO

Padrão de Deficiência –  Sentimento de solidão, falta de interesse, falta de entusiasmo e afeição, falta de amor por si e pelos outros.

Padrão de Estagnação-  Dificuldade de expressar as necessidades ou o afeto em relacionamentos íntimos, bloqueio do fluxo do afeto.

 

TERRA – BAÇO

Padrão de Deficiência – Depressão por preocupação e insegurança, perdida dentro de um mundo interno de pensamentos obsessivos, sem prazer no corpo físico ou no mundo externo.

Padrão de Estagnação- Dificuldade de expressar as necessidades ou o afeto em relacionamentos íntimos, bloqueio do fluxo do afeto.

 

METAL – PULMÃO

Padrão de Deficiência – Isolamento, falta de participação na vida por falta de capacidade em formar ou manter vínculos, ou por medo das perdas.

Padrão de Estagnação- Supressão do processo de pesar, resistência às separações ou em encarar a verdade, estagnação nos relacionamentos por medo das mudanças e medo das perdas.

 

ÁGUA – RIM

Padrão de Deficiência – sensação de desamparo ou impotência, sentimento de fracasso e de baixa auto-estima, falta de iniciativa, desiste da vida, facilmente desencorajado.

Padrão de Estagnação- Vontade forte, mas depressão por incapacidade de atingir os objetivos por falta de energia, objetivos inadequados ou fora da realidade.

 

MADEIRA – FÍGADO

Padrão de Deficiência – Dúvidas sobre si mesmo, incerteza, falta de confiança, falta de auto-afirmação, dificuldade de impor limites, permitindo que os outros invadam ou dominem.

Padrão de Estagnação- Depressão, frustração, sensação de estar bloqueado na vida de maneira geral, na auto-expressão e na criatividade em particular, pressão interna e desejo de agir, mas incerto sobre o caminho a tomar na vida.

 

Contudo é comum encontrar a depressão que decorre de dois ou mais sistemas de órgãos, como por exemplo, no caso de deficiência do Rim e do Fígado ou Deficiência do Coração, Baço e Pulmões. A ênfase do tratamento por acupuntura vai depender da condição dominante, fazendo uso de combinações de pontos que auxiliem o paciente no restabelecimento do equilíbrio. A psicoterapia como coadjuvante no tratamento é o suporte que auxilia o paciente a entender suas lições de vida de modo mais claro e ela age como um catalisador no processo de autoconscientização.

 

 

ANSIEDADE SEGUNDO A MTC

 

Segundo a Medicina Tradicional Chinesa (MTC) a ansiedade está ligada com os sistemas do Coração e do Rim. Pode estar associada com outras emoções do Coração, como agitação, pânico ou histeria, mas a ansiedade difere da mania no sentido de a ansiedade ser um sentimento desagradável, ao passo que a mania pode estar associada com sentimentos de bem-estar e euforia. A ansiedade pode ocorrer com outros sinais do coração como insônia, palpitações, hipertensão, dor na região cardíaca, palidez e extremidades frias. A ansiedade do Coração está baseada no medo do Rim, com sentimentos característicos de apreensão, do medo que algo terrível aconteça. Neste caso pode vir combinada com sobressaltos e receio, com sinais físicos como tremor, freqüência urinária ou intestinos soltos.

 

Medo, raiva e ansiedade

O medo pode fazer surgir ansiedade e raiva, envolvendo os sistemas do Rim, Coração e fígado. Essas três emoções podem, cada uma delas, causar tensão mental, emocional e física, de forma que a pessoas sinta e pareça estressada e tensa. Se houver um envolvimento do Fígado – Vesícula Biliar, pode haver sentimentos adicionais de incerteza, indecisão, irritabilidade, suscetibilidade e hipersensibilidade, assim como pode haver dores de cabeça e dor, rigidez ou tremores nos músculos da face, pescoço, ombros, costas e membros.

 

Medo, ansiedade e preocupação

Além da apreensão e do receio associados com o sistema do Rim, a ansiedade pode também estar ligada à preocupação pelo presente e pelo futuro e à antecipação de problemas que sequer chegam a acontecer. Em casos graves, o sentimento de insegurança pode ficar muito intenso e a pessoa pode se perder num mundo interno de medos, preocupações e pensamentos obsessivos, que nem de longe reflete os acontecimentos do mundo externo.

 

Medo, ansiedade e pesar

O sistema do Pulmão pode estar envolvido com o Rim e com o Coração em situações em que há enorme insegurança e medo das perdas: o medo que tem um pai de que seu filho doente possa morrer, ou o medo de uma esposa, que seu marido possa abandoná-la por outra mulher.

 

Algumas Síndromes de Ansiedade segundo a MTC e seus sinais e sintomas:

 

Fogo no Coração – Agitação, sentimentos de desespero, movimentos rápidos e inquietos, modo de falar nervoso, face vermelha, sensação de calor no corpo todo e palpitações.

Estagnação do Qi do Coração – Sentimentos de ansiedade, depressão e irritabilidade, sensação de plenitude e desconforto no tórax e região epigástrica, palpitações.

Deficiência do Qi do coração – Ansiedade e labilidade emocional, pior com cansaço, talvez palpitações e mãos e pés frios.

Deficiência do Sangue do Coração – Ansiedade, insônia e palpitações, talvez cansaço, tontura, memória fraca, sensação de vulnerabilidade e fraqueza.

Deficiência do Yin do Coração – Cansaço, mas inquieto, ansiedade e insônia com sensação de calor, talvez suores noturnos e palpitações

Anúncios
  1. No trackbacks yet.

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s

%d blogueiros gostam disto: